Super Junior (슈퍼주니어), também conhecido simplesmente como SJ ou SuJu (슈주), é uma boy band coreana de treze membros, criada pela SM Entertainment em 2005. Inicialmente, o grupo debutou com 12 membros, no dia 6 de Novembro de 2005, com o Single “TWINS (Knock Out). No dia 23 de Maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a adição de um novo membro, KyuHyun, tornando-os o grupo de 13 membros que são hoje. Os 13 membros, do mais velho ao mais novo, são: LeeTeuk (líder), HeeChul, HanGeng, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin, EunHyuk, DongHae, SiWon, Ryeowook, KiBum e KyuHyun. O membro chinês, HanGeng, foi escolhido entre 3000 competidores através de audições feitas na China pela SM Entertainment em 2001.
Alguns dos membros já tinham carreira no meio do entretenimento antes do debut do SuJu, sendo atores, DJs, modelos.
Pre-debut
As notícias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um grande grupo projeto se espalhou pela internet em 2004. No começo de 2005, a SM Entertainment confirmou os rumores e anunciou uma grande boy-band de 12 membros que debutaria perto do fim do ano, promovendo o grupo a ser “O Portão do Sucesso na Asia”. Por um tempo, o grupo seria chamado de O.V.E.R., sendo uma sigla de “Obey the Voice for Each Rhythm” (Obedecer a Voz para Cada Ritmo). Logo o grupo se tornou conhecido como Super Junior 05, a primeira geração do Super Junior.
A maioria dos membros foram atores, MCs, modelos ou DJs antes de debutar. HeeChul, SiWon e KiBum debutaram em dramas e filmes. LeeTeuk, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk se apresentaram na televisão e se tornaram DJs e MCs ativos depois do debut. HanGeng fez sua primeira aparição como modelo.
O Super Junior 05 fez sua aparição pre-debut no canal coreano M.NET no dia 11 de Setembro de 2005. No showcase, eles perfomaram vários estilos de dança ‘hip-hop’. O grupo dançou “Take It To The Floor” do B2K. HanGeng, EunHyuk e DongHae também perfomaram uma dança separados do grupo, dançando “Caugh Up” do Usher. Entretanto, a performance não foi ao ar na TV até 16 de Maio de 2006, como segmento no Super Junior Show, o primeiro documentário do grupo na TV.
2005–2006: The Super Junior project
Para ajudar na promoção do grupo, a companhia fez um novo projeto: o Super Junior 05 colaborou com outra boy-band da mesma gravadora, o TVXQ. Eles lançaram um single de inverno chamado “Show Me Your Love”, uma faixa pop-alegre para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos eram vistos nos mesmos programas juntos para promover seu single. “Show Me Your Love” se tornou o top-seller de Dezembro de 2005.
Depois que acabaram as performances e promoções de “Show Me Your Love”, o Super Junior 05 caminharam para seu segundo single, “Miracle”, uma música no estilo “pop-chiclete”. “Miracle” foi o primeiro single do grupo a atingir #1 em diferentes charts da Coréia do Sul e também em charts de outros países, como a Tailândia. Esse era para ser o último single do SuperJunior05 [TWINS] a ser promovido. Como as promoções de “Miracle” foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu substituir alguns dos membros originais por novos membros. Antes do debut do Super Junior 05, a intenção era de ser um grupo rotatório com novos membros substituindo os antigos membros que sairiam do grupo. Depois do Super Junior 05, Super Junior 06, a segunda geração, debutaria e a gravadora começou a agir para anunciar novos membros. No entanto, depois da audição do 13º membro, o grupo projeto se transformou em um grupo permanente e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo “05″.
2006–2007: “U” e o sucesso imediato
Um fã-clube oficial foi criado para o grupo, E.L.F, uma sigla derivada de “EverLasting Friends”. Como os fãs coreanos têm o costume de apoiar seus ídolos com balões de uma certa cor, a cor oficial do Super Junior se tornou o azul safira perolado.
Com o início de 2007, o grupo começou a diversificar em diferentes grupos separados. Super Junior K.R.Y, o primeiro sub-grupo do Super Junior que debutou em 5 de Novembro de 2006, começou a performar separado do grupo para divulgar suas músicas. Em Fevereiro, chegou um novo grupo, o Super Junior T (Trot), que lançou seu novo single, “Rokkugo!!!”. HanGeng, que tinha problemas com seu VISA e foi limitado a performar na Coréia do Sul, foi para a China para começar atividades por lá. No dia 19 de Abril de 2007, quatro membros do Super Junior (LeeTeuk, ShinDong, EunHyuk e KyuHyun) sofreram um acidente de carro que afetou profundamente a agenda e o progresso do grupo. Sendo o mais ferido, KyuHyun não foi liberado do hospital até quatro meses depois, por isso não pôde participar do single do grupo para SMTown, “(??) Full of Happiness”. Entretanto, o cover da música da boyband H.O.T. acelerou rapidamente nos charts da Coréia do Sul e da Tailândia e logo se tornou o hit número um dos charts internacionais da Tailândia, um mês depois.
2007: Don’t Don
Dentro dos três primeiros dias de lançamento, as vendas offline do álbum ultrapassaram a marca de 11,000, estreiando como número um e em uma competição com o novo lançamento de Lee Soo Young. Don’t Don encerrou as vendas de Setembro como número um, superando os álbuns de Lee Soo Young e WheeSung. 60,000 unidades foram vendidas na primeira semana de lançamento e cópias adicionais foram impressas. Depois de três meses de lançamento, Don’t Don vendeu 164,058 de cópias, se tornando o álbum com o melhor número de vendas do Super Junior. O álbum foi também o segundo “best-seller” de 2007, com 26,940 de cópias a menos do que “The Sentimental Chord” do SG Wannabe.
“Don’t Don” alcançou rapidamente os charts musicais uma semana depois do lançamento. “Don’t Don” ganhou seu primeiro reconhecimento, o SBS Inkigayo Mutizen Song, em 21 de Outubro de 2007 e depois no M!Countdown da M.NET, dividindo a música número um com “Everyday” do V.O.S em Novembro.
Diferente do single “U”, “Don’t Don” foi divulgado por um período curto. Super Junior rapidamente rumou para seu segundo single, uma balada R&B “Marry U”, uma nova versão do que apareceu na versão “repackage” de Don’t Don. O videoclipe foi disponibilizado para download em 13 de Novembro de 2007.
Apoiado pelo lançamento de Don’t Don, o Super Junior foi nomeado em sete categorias diferentes no 2007 M.NET/km Music Festival que aconteceu no dia 17 de Novembro de 2007. O Super Junior ganhou três dessas categorias, incluindo Netizen Choice Award e Mobile Popularity, sendo o maior vencedor da noite. O grupo ganhou Melhor Artista do Ano (Daesang), dito por muitos o prêmio máximo de reconhecimento da noite. O Super Junior coletou mais dois awards em 14 de Dezembro de 2007 no 2007 Golden Disk Awards, uma cerimônia baseada no sucesso de discos. Embora vencido pelo SG Wannabe no Daesang, o Super Junior ganhou um Bonsang e o TPL Anycall Popularity Award, que era noticiado como vencedores esperados pela mídia antes do sucesso de Don’t Don.
2008-2009: Expansão transoceânica
Nos dias 8 e 9 de Julho de 2008, foi realizado o primeiro fã-meeting no Japão, no Nippon Budokan em Tóquio, em comemoração da inauguração do site oficial japonês, que aconteceu no dia 1º de Abril de 2008. 12 mil tickets para o evento foram esgotados em alguns dias. Depois desse dia, o grupo lançou um single japonês chamado “U/TWINS”, que contava com uma versão japonesa da música “U” na versão limitada.
O single ficou em #4 no chart diário da Oricon no primeiro dia, e caiu apenas quatro posições no segundo.
O single quebrou um novo recorde por ser o primeiro single coreano a ficar no top 10 do chart semanal da Oricon. Em 2 de Agosto de 2008, Super Junior expandiu seus horizontes para Genting Highlands, Malaysia, sendo um dos dez convidados top performers no MTV Asia Awards 2008 junto com outros artistas internacionais, como OneRepublic e Jabbawockeez. Eles foram o terceiro artista da SM a ganhar na cateroria Artista Favorito da Coréia no MTV Asia Awards depois de Kangta e BoA, e o segundo grupo musical a ganhar o prêmio depois de JTL em 2003.
O terceiro álbum do Super Junior, SORRY SORRY, foi lançado no dia 12 de Março de 2009. A música título do álbum foi realizada digitalmente em 9 de Março de 2009. Em menos de uma semana depois das pre-orders serem anunciadas, mais de 150 mil cópias foram reservadas. SORRY SORRY foi o primeiro álbum deles a estreiar em #1 no Hanteo Charts e vendeu mais de 29 mil cópias no primeiro dia, superando o recorde de Seo Taiji de 25 mil. As promoções para o álbum começaram em 13 de Março com a performance de “SORRY SORRY” e “Why I Like You” no Music Bank. Duas semanas depois, “SORRY SORRY” se tornou a música número 1 da semana no mesmo programa. Durante a performance do grupo no Inkigayo no dia 15 de Março, as votações foram a mais de 14%, o maior nos últimos anos.
De Março a Maio, “SORRY SORRY” coletou o total de dez prêmios de número 1 consecutivos na Coréia, tendo o single se tornando um sucesso nacional e internacional. “SORRY SORRY” encontrou sucesso em outros países da Ásia, optando pelo grupo a se tornar o único representante estrangeiro pela segunda vez do Taiwan’s annual Golden Melody Awards.
Nenhum comentário:
Postar um comentário