Já sei! Você deve estar pensando: Por que diabos o Tokyo Soda está falando de K-pop, sendo que o foco do site é J-pop?? Segurem as pontas, pequenos haters! Fiz uma lista de grupos masculinos de música pop coreana, mas que também têm carreira ativa no Japão e consequentemente, lançamentos japoneses em sua discografia.
Então, já devidamente explicado, vamos ao que importa. Selecionei algumas boybands (grupos, como preferir) de K-pop que são relevantes tanto no mercado sul-coreano, quanto no japonês. Alguns possuem uma carreira já extensa e uma fanbase bem estruturada, enquanto outros estão iniciando sua aventura musical no arquipélago. Segure minha mão e vamos lá:
O famoso quinteto composto por G-Dragon, T.O.P, Taeyang, Daesung, e Seungri, é conhecido pelo conceito urbano e único que possui. Formado em 2006, o próprio grupo passou a compôr suas músicas e debutou no Japão dois anos depois com o EP 「For the World」, que ganhou bastante atenção mesmo com a pequena divulgação realizada.
Em 2009, o BIGBANG lançou seu primeiro single japonês, 「MY HEAVEN」, versão direta da original 「Heaven」, e que ficou com o 3º lugar do Weekly Oricon Chart, representando o melhor resultado do grupo no Japão até agora.
Outro single que merece destaque é 「Koe wo Kikasete」, que virou até tema do j-drama Ohitorisama, fato raro para um grupo estrangeiro. Logo em seguida, o grupo ganhou dois grandes prêmios: 42nd Nihon Yusen Taisho e o 51st Japan Record Awards, ambos dedicados ao melhores artistas em início de carreira.
O U-KISS (ou Ubiquitous Korean International idol Super Star), foi formado em 2008 e consiste em Soohyun, Eli, Kiseop, Kevin, Hoon, AJ e Dongho. O grupo pretendia lançar um álbum americano, mas que foi cancelado na última hora devido problemas de contrato. Então resolveu apostar na carreira japonesa, com o lançamento do DVD 「U-KISS Days in Japan」, que debutou no 8º lugar do Daily Oricon Chart em Março de 2012.
De lá pra cá, o U-KISS lançou vários singles japoneses baseados em seus mini-álbuns coreanos, como 「Tick Tack」, 「Forbidden Love」 e 「One of You」, todos eles ficando no Top 10 dos mais vendidos na semana no Weekly Oricon Chart, o que gerou o convite para uma das apresentações mais significativas do grupo, no A-Nation 2013, que ocorreu no Tokyo National Stadium.
Debutado em 2005, pela SM Entertainment, o SUPER JUNIOR (ou SuJu) faz hoje muito sucesso não só na Coréia do Sul, mas como na China, Tailândia, Taiwan e claro, no Japão. A primeira grande tour do grupo foi THE 1ST ASIA TOUR CONCERT ALBUM SUPER SHOW, que passou por diversas cidades do continente, inclusive em Tóquio, dando o pontapé inicial para sua popularização no arquipélago.
Pouco tempo depois, o SUPER JUNIOR realizou um fan-meeting no Nippon Budokan em comemoração ao lançamento do seu site japonês. Desde então, vários singles foram lançados sob o selo da avex japonesa, como 「U/TWINS」, 「Mr.Simple」, 「OPERA」, e o recente album 「Hero」, todos eles ficando coincidentemente com o 2º lugar no Weekly Oricon Chart, o que são ótimos resultados.
O sucesso do grupo é tamanho que uma tour mundial já foi feita, inclusive com uma apresentação no Brasil, realizada em São Paulo em Maio deste ano e que representou um grande passo para a popularização do estilo em terras tupiniquins.
O 2PM, debutou pelo selo JYP Entertainment, e é formado por seis integrantes que tiverem acesso ao grupo por meio de auditions. Os rapazes participaram de um reality-show para a TV coreana, sobre a formação de um super-grupo, entitulado One Day. A partir da dissolução deste grupo, além do 2PM, formaram-se o 2AM e o BEAST, estes dois também com carreira japonesa.
Apesar da recente entrada no mercado japonês, o 2PM já acumula vários lançamentos no país, todos eles com um ótimo número de vendas, e que parece só aumentar a cada novo trabalho. 「Masquerade」 e 「GIVE ME LOVE」, por exemplo, venderam cada um mais de 130 mil cópias na primeira semana de lançamento, deixando para trás grandes nomes da música japonesa.
Outro artista representado pelo selo SM Entertainment, o ousado SHINee é um grupo jovem, que debutou em 2008, mas é bastante versátil. Os garotos conquistaram o prêmio Best New Artist no Japão e desde 2011 vem atingindo bons resultados.
Singles ótimos como 「Sherlock」, 「Lucifer」 e 「Juliette」 ficaram todos no Top 3 da Weekly Oricon Chart, além do recente álbum 「Boys Meet U」, vendendo mais de 50 mil cópias na primeira semana. O grupo mantém o sucesso também em sua terra-natal e já adotou um perfil mais maduro embora ainda mantenha seu estilo característico.
O BEAST (também conhecido como B2ST) é outro jovem e talentoso grupo que debutou recentemente. O BEAST estreou em 2008 e seu nome é um acrônimo deBoys of EAst Standing Tall. Um dos integrantes do grupo, Hyun Seung, é conhecido também por ter sido rejeitado no concurso que deu origem ao BIGBANG, de G-Dragon e cia.
O primeiro lançamento japonês do grupo foi 「BEAST -Japan Premium Edition-」, em 2010, mas foi com o single 「SHOCK」 um ano depois, que o BEAST mostrou aos nipônicos a que veio. Desde então, foram somente mais dois singles lançados, 「BAD GIRL」 e 「Midnight」, ambos atingindo boas vendas, mas infelizmente o grupo está passando 2013 em branco, sem lançamentos no Japão.
O último da lista, e não menos importante, pelo contrário, talvez o mais significativo. OTohoshinki (ou Dong Bang Shin Ki) debutou oficialmente em 2003, e iniciou sua carreira no mercado musical japonês em 2005, sendo o grupo pioneiro da onda coreana que invadiu a Ásia.
Os primeiros lançamentos no Japão foram tímidos e não venderam muito, apesar do grupo talentoso, que estava lutando contra uma barreira cultural nunca antes explorada por uma boyband coreana. A partir de 2007, os números aumentaram significativamente, levando o Tohoshinki a instalar uma fanbase gigante no Japão, muito maior do que em seu país de origem. O estilo ora agressivo e ora romântico, além do perfil simpático e talentoso de Yunho, Changmin, Jaejoong, Yoochun eJunsu, que conquistou o coração dos japoneses.
O grupo já atingiu uma série de primeiros lugares no Weekly Oricon Chart até hoje, como em 「Purple Line」, 「Toki wo Tomete」 e 「Break Out!」. Mesmo após a lamentável separação dos integrantes em 2010, a dupla YUNHO e CHANGMIN ainda mantêm o nome e o sucesso conquistado pelo quinteto. Lançamentos recentes como 「Catch Me -If You Wanna-」, 「Why」 e 「Android」 continuam vendendo quantidades exorbitantes, além de reascender o sonho dos fãs em ver o grupo inteiro novamente, fator que é mais possível de acontecer no Japão do que na Coréia do Sul, devido à problemas contratuais.
Ufa! A lista ainda tem muitos representantes, como MBLAQ, B1AF, B.A.P, entre outros que infelizmente ficaram de fora pois este post ficaria grande mais! :P
fonte: http://www.tokyosoda.com.br/7-boybands-de-k-pop-que-voce-deveria-conhecer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário