sexta-feira, 19 de setembro de 2014

7 boybands de K-pop que você deveria conhecer

Já sei! Você deve estar pensando: Por que diabos o Tokyo Soda está falando de K-pop, sendo que o foco do site é J-pop?? Segurem as pontas, pequenos haters! Fiz uma lista de grupos masculinos de música pop coreana, mas que também têm carreira ativa no Japão e consequentemente, lançamentos japoneses em sua discografia.
Então, já devidamente explicado, vamos ao que importa. Selecionei algumas boybands (grupos, como preferir) de K-pop que são relevantes tanto no mercado sul-coreano, quanto no japonês. Alguns possuem uma carreira já extensa e uma fanbase bem estruturada, enquanto outros estão iniciando sua aventura musical no arquipélago. Segure minha mão e vamos lá:
BIGBANG
bigbang k-pop
O famoso quinteto composto por G-DragonT.O.PTaeyangDaesung, e Seungri, é conhecido pelo conceito urbano e único que possui. Formado em 2006, o próprio grupo passou a compôr suas músicas e debutou no Japão dois anos depois com o EP 「For the World」, que ganhou bastante atenção mesmo com a pequena divulgação realizada.
Em 2009, o BIGBANG lançou seu primeiro single japonês, 「MY HEAVEN」, versão direta da original 「Heaven」, e que ficou com o 3º lugar do Weekly Oricon Chart, representando o melhor resultado do grupo no Japão até agora.
Outro single que merece destaque é 「Koe wo Kikasete」, que virou até tema do j-drama Ohitorisama, fato raro para um grupo estrangeiro. Logo em seguida, o grupo ganhou dois grandes prêmios: 42nd Nihon Yusen Taisho e o 51st Japan Record Awards, ambos dedicados ao melhores artistas em início de carreira.
U-KISS
u-kiss k-pop
U-KISS (ou Ubiquitous Korean International idol Super Star), foi formado em 2008 e consiste em SoohyunEliKiseopKevinHoonAJ e Dongho. O grupo pretendia lançar um álbum americano, mas que foi cancelado na última hora devido problemas de contrato. Então resolveu apostar na carreira japonesa, com o lançamento do DVD 「U-KISS Days in Japan」, que debutou no 8º lugar do Daily Oricon Chart em Março de 2012.
De lá pra cá, o U-KISS lançou vários singles japoneses baseados em seus mini-álbuns coreanos, como 「Tick Tack」, 「Forbidden Love」 e 「One of You」, todos eles ficando no Top 10 dos mais vendidos na semana no Weekly Oricon Chart, o que gerou o convite para uma das apresentações mais significativas do grupo, no A-Nation 2013, que ocorreu no Tokyo National Stadium.
SUPER JUNIOR
super junior kpop
Debutado em 2005, pela SM Entertainment, o SUPER JUNIOR (ou SuJu) faz hoje muito sucesso não só na Coréia do Sul, mas como na China, Tailândia, Taiwan e claro, no Japão. A primeira grande tour do grupo foi THE 1ST ASIA TOUR CONCERT ALBUM SUPER SHOW, que passou por diversas cidades do continente, inclusive em Tóquio, dando o pontapé inicial para sua popularização no arquipélago.
Pouco tempo depois, o SUPER JUNIOR realizou um fan-meeting no Nippon Budokan em comemoração ao lançamento do seu site japonês. Desde então, vários singles foram lançados sob o selo da avex japonesa, como 「U/TWINS」, 「Mr.Simple」, 「OPERA」, e o recente album 「Hero」, todos eles ficando coincidentemente com o 2º lugar no Weekly Oricon Chart, o que são ótimos resultados.
O sucesso do grupo é tamanho que uma tour mundial já foi feita, inclusive com uma apresentação no Brasil, realizada em São Paulo em Maio deste ano e que representou um grande passo para a popularização do estilo em terras tupiniquins.
2PM
2pm k-pop
2PM, debutou pelo selo JYP Entertainment, e é formado por seis integrantes que tiverem acesso ao grupo por meio de auditions. Os rapazes participaram de um reality-show para a TV coreana, sobre a formação de um super-grupo, entitulado One Day. A partir da dissolução deste grupo, além do 2PM, formaram-se o 2AM e o BEAST, estes dois também com carreira japonesa.
Apesar da recente entrada no mercado japonês, o 2PM já acumula vários lançamentos no país, todos eles com um ótimo número de vendas, e que parece só aumentar a cada novo trabalho. 「Masquerade」 e 「GIVE ME LOVE」, por exemplo, venderam cada um mais de 130 mil cópias na primeira semana de lançamento, deixando para trás grandes nomes da música japonesa.
SHINee
shinee k-pop
Outro artista representado pelo selo SM Entertainment, o ousado SHINee é um grupo jovem, que debutou em 2008, mas é bastante versátil. Os garotos conquistaram o prêmio Best New Artist no Japão e desde 2011 vem atingindo bons resultados.
Singles ótimos como 「Sherlock」, 「Lucifer」 e 「Juliette」 ficaram todos no Top 3 da Weekly Oricon Chart, além do recente álbum 「Boys Meet U」, vendendo mais de 50 mil cópias na primeira semana. O grupo mantém o sucesso também em sua terra-natal e já adotou um perfil mais maduro embora ainda mantenha seu estilo característico.
BEAST
beast k-pop
BEAST (também conhecido como B2ST) é outro jovem e talentoso grupo que debutou recentemente. O BEAST estreou em 2008 e seu nome é um acrônimo deBoys of EAst Standing Tall. Um dos integrantes do grupo, Hyun Seung, é conhecido também por ter sido rejeitado no concurso que deu origem ao BIGBANG, de G-Dragon e cia.
O primeiro lançamento japonês do grupo foi 「BEAST -Japan Premium Edition-」, em 2010, mas foi com o single 「SHOCK」 um ano depois, que o BEAST mostrou aos nipônicos a que veio. Desde então, foram somente mais dois singles lançados, 「BAD GIRL」 e 「Midnight」, ambos atingindo boas vendas, mas infelizmente o grupo está passando 2013 em branco, sem lançamentos no Japão.
Tohoshinki
tohoshinki k-pop
O último da lista, e não menos importante, pelo contrário, talvez o mais significativo. OTohoshinki (ou Dong Bang Shin Ki) debutou oficialmente em 2003, e iniciou sua carreira no mercado musical japonês em 2005, sendo o grupo pioneiro da onda coreana que invadiu a Ásia.
Os primeiros lançamentos no Japão foram tímidos e não venderam muito, apesar do grupo talentoso, que estava lutando contra uma barreira cultural nunca antes explorada por uma boyband coreana. A partir de 2007, os números aumentaram significativamente, levando o Tohoshinki a instalar uma fanbase gigante no Japão, muito maior do que em seu país de origem. O estilo ora agressivo e ora romântico, além do perfil simpático e talentoso de YunhoChangminJaejoongYoochun eJunsu, que conquistou o coração dos japoneses.
O grupo já atingiu uma série de primeiros lugares no Weekly Oricon Chart até hoje, como em 「Purple Line」, 「Toki wo Tomete」 e 「Break Out!」. Mesmo após a lamentável separação dos integrantes em 2010, a dupla YUNHO e CHANGMIN ainda mantêm o nome e o sucesso conquistado pelo quinteto. Lançamentos recentes como 「Catch Me -If You Wanna-」, 「Why」 e 「Android」 continuam vendendo quantidades exorbitantes, além de reascender o sonho dos fãs em ver o grupo inteiro novamente, fator que é mais possível de acontecer no Japão do que na Coréia do Sul, devido à problemas contratuais.
Ufa! A lista ainda tem muitos representantes, como MBLAQB1AFB.A.P, entre outros que infelizmente ficaram de fora pois este post ficaria grande mais! :P
fonte: http://www.tokyosoda.com.br/7-boybands-de-k-pop-que-voce-deveria-conhecer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário