quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DICIONÁRIO K-POP

olha que legal 

Uma pequena lista de palavras/frases que surgem muitas vezes na cultura musical coreana, e que você precisa saber.
ajumma- Termo usado geralmente para mulheres na faixa dos trinta/quarenta anos.
ajusshi – Termo usado para homens geralmente na faixa dos trinta/quarenta anos.É a versão masculina de “Ajumma”.
três grandes/Big three – SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Enterainment. Estas três empresas têm dominado a indústria da música há anos, e, embora existam outras empresas lá fora, que produzem artistas de sucesso, é a “três grandes” que estão sempre esperado para sair no topo. Grupos de os “três grandes” incluem Super Junior, Girls ‘Generation, Big Bang, 2NE1, Wonder Girls, e 2pm .
dongsaeng – um termo usado para uma pessoa mais jovem do que você . Isso pode se aplicar a qualquer sexo de ambas as partes. “Ela é minha dongsaeng” poderia significar “Ela é minha irmãzinha”, ou pode significar “Ela é minha júnior / jovem colega / amigo mais jovem, etc”
Hallyu -  também conhecida como a “onda Hallyu”. É basicamente um termo para o afluxo de interesse em todo o mundo da cultura coreana. Por exemplo, o Japão está enfrentando a onda Hallyu no momento, como DBSK, BoA, Younha, e Big Bang ter todo o sucesso encontrado e promovido lá. Quando alguém diz que é um “Hallyu Star”, que significa “estrela internacional”, também conhecido como: fora conhecido da Coréia.
hoobae – um novato na indústria. ex: “Super Junior ajudou a sua hoobae, Girls ‘Generation, e lhes ensinou o básico da indústria.”
hwaiting/fighting – É um tipo de incentivo “Lute!” / ” você consegue” . é como o “gambare” em japonês.
hyung – É como um menino chama outro menino mais velho que ele, significa ao pé da letra “irmão mais velho/irmão maior” .
magnae/maknae – É o mais novo/caçula da banda. Dentre os maknaes famosos se  incluem KyuHyun (Super Junior), Seungri (Big Bang), ChanSung (2PM), SoHee (Wonder Girls), SeoHyun (Girls’ Generation), TaeMin (SHINee), Minzy (2NE1), JiYoung (KARA), and GaIn (Brown Eyed Girls).
noona/nuna – é como um menino chama uma moça mais velha que ele, significa literalmente “irmã mais velha/ irmã maior”.
noraebang – palavra coreana para Karaokê.
omona – basicamente a versão coreana de “ai meu Deus!”
oppa – é como uma menina chama um homem mais velho que elas, significa “irmão mais velho/ irmão maior”.
selca – abreviação de “auto-cam”. Este termo é geralmente usado quando um ídolo / celebridade tira fotos de si mesmos. Eles são geralmente sincero ou muito casual e bem diferente do que imagens Photoshoot ou estúdio.
seonbae/sunbae -um sénior na indústria ex: “Baek Jiyoung é seonbae 2PM. Ela tem sido na indústria da música antes deles sairem do meio escolar. ” é como a versão coreana do Senpai no japonês; é como se fosse uma forma de dizer que uma pessoa é veterana.
ssanti – barato, como em cheesey ou pateta. ex: “ssanti Wooyoung de dança tinha feito todos rirem no Star King.
trainee – um termo usado para uma pessoa em treinamento em uma empresa que não estreou ainda. Normalmente, é difícil saber quantos alunos cada empresa tem, e muito menos quem são. Membros Idol grupo referem-se frequentemente o seu tempo como estagiário – que pode durar de alguns meses a vários anos – e enquanto normalmente é percebida como um período particularmente esgotante de suas vidas em que a formação e a prática era tudo que eles fizeram, eles costumam dizer que que ajudam a definir seu caráter e personalidade.
trot – uma antiga forma de música pop coreana. Na sua forma mais tradicional, que soa semelhante ao do Japão “enka”. Estes dias, as canções half-pop/half-trot são mais comuns, tais como Parque HyunBin de “Shabang Shabang”, “Look at Me, GwiSoon” Big Bang DaeSung, e Super Junior-T “Rokkugo”.   unni/eonni – é como uma menina chama outra moça mais velha,significa “irmã mais velha; irmã maior”.
ulzzang/uljjang – “melhor face”. Alguém que é conhecido por ser extremamente bonito / bonita. É também um termo usado para aqueles que, na internet, tornaram-se populares por meio de postar fotos de si mesmos, geralmente editar suas fotos ou aplicar efeitos como eye tape, lentes de contato, e outras coisas do tipo que os fazem parecer mais como bonecos do que seres humanos.
Appa- é como se fala “pai/papai” em coreano, também pode-se chamar o líder de um grupo de appa.
Umma/ Oma- é como se fala mãe em coreano, é a versão feminina de Appa.
Agasshi- é usado para falar “senhorita”.
Aegyo- é uma jeito fofo de agir, “fazer aegyo” é agir o mais fofo possível, e fazer aegyo nas fotos é fazer poses fofas para a foto.
Bias – é o membro favorito da banda. Ex.: Meu membro favorito da banda SHInee é o Onew = Meu bias é o Onew.
char chi.nae.sheo.sseo.yo? (ler-se quentyaneneyo) – Significa “tudo bem”, ou “Tudo bem com você?”
Babo/Papo- idiota.
Kansahamnida/Komapsumnida- Obrigada Gomawo- Valeu!
AnnyeongHi Geseyo (annyeonghi keseyo) = jeito formal de dizer “tchau” para o caso de você se despedir e a pessoa com quem você fala ficar. Ja it sseo – é o mesmo que Annyeonghi geseyo só que de um jeito informal, mais ou menos como “fui!”.
Annyeonghi gaseyo (annyeonghi kaseyo)- jeito formal de dizer “tchau” para o caso de você estar se despedindo da pessoa com quem você fala, ou seja você vai e ela fica.  Jal ga – é o mesmo que “annyeonghi gaseyo” , só que de um jeito informal, também é usado para se mandar alguem embora como “se manda…”
Chu- forma de dizer Beijos
Annyeong/ Annyeong Haseyo- Olá , Oiie
Bangawo(informal)/Bangawoyeo(formal) = Prazer em conhecê-lo.
Manasseo Bangapsumnida = prazer em conhecê-lo
Aigo!- OMG!
Aish! = som que trás a mesma idéia que “Aigo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário