sábado, 11 de dezembro de 2010

kpop

Kpop

Como eu não conheço muito de kpop, apenas alguns grupos, eu resolvi apelar pra wikipedia :3

Kpop é a abreviação de Korean pop music (também conhecido como kayo ou gayo), especificamente da Coreia do Sul. Muitos artitas sul-coreanos tornaram-se famosos ao redor do mundo devido ao recente aumento de popularidade do país.

A cena da música pop da Coréia do Sul teve vários gêneros, como o trot, música pop inpirada no estilo japonês 
enka, que ficou muito conhecido a partir dos anos 70 e decaiu a partir dos anos 90. Atualmente ok-pop é muito parecido com a música pop americana, como R&B, dance e hip-hop. Se baseia em girl ou boy bands, que possuem um grande apelo visual por seus integrantes. A beleza dos artistas coreanos é um dos principais atrativos para os fãs. O cantor Rain, um dos mais importantes representantes do kpop, foi recusado várias vezes por gravadoras por não ser "bonito o sufuciente", e até sugeriram cirurgia plástica.



 ­   ­   ­   ­  ­   


A estreia do grupo Seo Taiji and Boys em 1992 marcou a mudança da música popular coreana, incorporando elementos da música americana, como rap, rock e techno. A maioria dos grupos dessa época já foram dissolvidos, porém eles tiveram um papel importante na tendência atual do kpop. Girls Generation, Super Junior, DBSK e Wonder Girls são grupos de sucesso que ajudaram o kpop a se tornar conhecido.
Há também muitos artistas que tiveram sucesso internacional. BoA se tornou a cantora mais bem-sucedida internacionalmente. Desde então, artistas como Rain e Se7en também tem lançado álbuns fora da Coréia do Sul, tornando-se conhecidos em todo o leste da Ásia. Aliás, Rain fez dois filmes em Hollywood (Speed Racer e Ninja Assassin) e foi eleito pela revista Time como a pessoa mais influente do mundo em 2007 (!)
Os grupos de kpop se diferenciam pelas letras de suas músicas, que não falam de drogas ou sexo como os americanos. Por mais que muitos grupos tenham inegrantes com pouca idade, eles são treinados antes por agências para dançar, cantar e atuar até chegar o dia de seu debut, como a SM Entertainment, que comanda os maiores grupos e também co-publica a Avex Trax japonesa.

Mesmo que as boy e girl bands já não tenham mais tanta força no ocidente, são eles que estão em ascensão Coreia do Sul. O gênero trot está retornando com a influência do pop contemporâneo, e os grupos de hip-hop tem tudo para fazer o kpop alcançar o seu ápice nesta década.















Nenhum comentário:

Postar um comentário